InícioSem categoriaINOVAÇÃO – DESVENDANDO O BIM: como a metodologia se tornou aliada na construção civil

Palestras reforçam a necessidade de aplicação de tecnologias para o avanço do setor

Você, que atua na construção civil, provavelmente já ouviu falar sobre a metodologia BIM, não é mesmo? A metodologia BIM (Building Information Modeling – ou Modelagem da Informação da Construção) tem como principal objetivo criar e gerenciar dados durante o processo de projeto, construção e operações. Seu uso oferece mais visibilidade, auxilia na tomada de decisões, fornece opções sustentáveis e gera economia de custos em projetos.

Pensando nisso, o Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, que visa o desenvolvimento do setor, pretende disseminar o uso da metodologia BIM entre os profissionais e torná-lo uma extensão da obra, envolvida em muita tecnologia. Para dar início a esse projeto, que envolve também o GetBIM (Grupo de Estudos Técnicos em BIM do Sinduscon de Bal. Camboriú e Camboriú), nada melhor do que um ciclo de palestras, que ocorre na Feira Construir Aí, no Expocentro, em Balneário Camboriú.

Para apresentar o tema, duas importantes referências no setor. Fábio Freire, que é arquiteto e urbanista, mestre em Engenharia Urbana, professor do curso de Engenharia Civil da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), coordenador do Laboratório de Modelagem da Informação da Construção na UTFPR e do curso de especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM também pela UTFPR, abre a discussão sobre o assunto com o tema Capacitação BIM: uma visão prática.

Em seguida, Rodrigo Broering Koerich fala sobre Estratégia para sensibilização do BIM em empresas privadas e no setor público. Koerich é engenheiro civil e mestre em Estruturas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Possui mais de 20 anos de experiência em projetos estruturais de edifícios, obras de drenagem, saneamento e estruturas especiais em concreto armado. Presta consultorias para empresas e projetistas na concepção e projeto de estruturas de edifícios, com foco na otimização da solução estrutural e aderência aos requisitos normativos. Seu currículo não para por aí. Koerich trabalha desde 2001 na AltoQi Tecnologia, empresa que desenvolve softwares BIM para projetos, orçamento e gestão de edificações, com mais de 70 mil clientes no Brasil e no exterior, onde é diretor de portfólio.

Para participar desta imersão em BIM, que ocorre na sexta-feira (23), a partir das 17h30, no auditório do Expocentro, é simples e gratuito. Entre no site www.construir.ai e faça seu credenciamento para visitar a feira. Você vai receber um e-mail de confirmação com a senha para o aplicativo Construir Aí. As vagas são exclusivas pelo app e limitadas.