CONSTRUÇÃO CIVIL – MERCADO SE PREPARA PARA O PRÓXIMO VERÃO
As vendas de imóveis novos em Balneário Camboriú somaram mais de R$ 500 milhões em VGV (Valor Geral de Venda) no segundo trimestre deste ano, totalizando 161 unidades comercializadas, sendo 154 delas unidades residenciais verticais. Os números integram a pesquisa do segundo trimestre realizada pelas empresas Alphaplan Inteligência em Pesquisas e Órulo Sistemas de Informação Ltda. As atualizações são trimestrais, consistem em dados gerenciais de extrema relevância ao empresário do setor e se encontram à disposição de todos os associados do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú.
Nos meses de abril, maio e junho, o estoque geral de imóveis novos somou 648 unidades, contra 755 registradas na pesquisa anterior. Destas, 625 são residenciais verticais, 17 comerciais e seis horizontais. O estoque soma R$ 2,4 bilhões em VGV, concentrados 73 empreendimentos ao preço médio de R$ 19,3 mil o metro quadrado. Os lançamentos caíram de 88 unidades registradas na última pesquisa para 23 unidades no segundo trimestre do ano. Estas 23 unidades representam VGV de R$ 125 milhões.
O presidente do Sinduscon, engenheiro civil Nelson Nitz, explica que os números acompanham a sazonalidade do mercado, principalmente no que se refere às vendas e aos lançamentos. “É sabido que na alta temporada de verão é grande o número de pessoas que aproveita o período para viajar e investir em imóveis, assim como as construtoras possuem maior número de lançamentos à disposição do mercado para absorver esta demanda. Passado este período, as vendas reduzem e o mercado começa a se reorganizar para a próxima temporada”, pontua.
A pesquisa consiste num verdadeiro raio-x do mercado imobiliário de Balneário Camboriú e é realizada a cada três meses, acompanhando o movimento natural do setor, as oscilações em preços, volume de obras e características dos imóveis. O estudo fornece um panorama geral do município e também por áreas, dividindo a cidade por bairros – o que favorece ainda mais um estudo detalhado do movimento do mercado por região. “Como mais um serviço de qualidade ofertado pelo Sinduscon aos empresários, estas análises são restritas aos associados e consistem em material de extrema relevância para o planejamento das construtoras”, finaliza Nitz.