Quem Somos

O Sinduscon é uma entidade de classe que representa a indústria da construção civil em Balneário Camboriú e Camboriú. Hoje, é formado por cerca de 190 associados, entre pequenos, médios e grandes construtores, e também outros profissionais cujas atividades estão ligadas à construção civil, como comércio e prestação de serviços neste setor.

A primeira manifestação de vontade dos empresários da construção civil em se organizar através de uma entidade que os representasse ocorreu em 1976, com a fundação da Associação dos Incorporadores de Imóveis de Balneário Camboriú. Dez anos depois, em 1986, surge a Associação das Indústrias da Construção Civil para, no ano seguinte, se transformar em sindicato, tendo como primeiro presidente o empresário Carlos Alberto Pereira.

Desde então, o Sinduscon foca suas ações na integração da classe e na oferta de serviços de interesse da categoria. “Promover a integração, o desenvolvimento e a qualidade em todos os sentidos, buscando a harmonia entre a representatividade do setor e a cooperação” é a missão do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú.

Nova sede, Um sonho construído com tijolo, cimento e associativismo

Ampla, moderna, confortável. A nova sede do Sinduscon de Balneário Camboriú coloca a entidade como primeira do interior catarinense a possuir um espaço próprio. O pioneirismo vai além e no local são abrigados os serviços do Sinduscon e também o Centro da Saúde Ocupacional do Trabalhador da Construção de Balneário Camboriú/SESI. São 881,22 metros quadrados, divididos em dois pisos, construídos com muito empenho, excelência em serviço e projeto, mas, principalmente, espírito de união. Foi graças às doações de materiais e recursos que a sede foi erguida, num trabalho em conjunto que reuniu fundos da entidade, de associados, fornecedores e parceiros do Sinduscon.

A sede fica na Rua Angelina, Bairro dos Municípios, ao lado da Escola de Profissionalização da Mão de Obra para a Construção Civil/Senai. No primeiro andar, funcionam o Centro da Saúde Ocupacional do Trabalhador/Sesi, onde são prestados todos os serviços em segurança e saúde no trabalho, como elaboração de documentos exigidos pela legislação, avaliação ambiental, exames médicos e ocupacionais (admissional, demissional, mudança de função, retorno ao trabalho) e exames complementares. Neste espaço, também foi montado um consultório de odontologia para atender os trabalhadores das empresas associadas, com valores subsidiados pelo Sesi. O segundo piso foi reservado para as atividades administrativas do Sinduscon e um auditório com capacidade para 120 pessoas.

1993

O Sinduscon de Balneário Camboriú obtém, através de doação por parte do Poder Público Municipal, o terreno localizado à Rua Angelina, número 555, para construção de sua sede própria.

2010

Inicia a movimentação no Sinduscon de Balneário Camboriú para encontrar parceiros que apoiem a proposta de construção da sede própria da entidade. O projeto arquitetônico ganha forma e o Sinduscon busca apoio financeiro e doação de materiais junto a associados e fornecedores.

2011

Em junho, iniciam as obras de terraplanagem no local onde será erguida a sede própria do Sinduscon de Balneário Camboriú. Ao longo de todo este ano, e do ano seguinte, a cada mês é percebida uma nova conquista. Seguem-se as obras de fundação, estrutura de vigas, começam a serem erguidas as primeiras paredes, instalação da caixa d’água, estrutura do telhado, colocação do piso, pintura e acabamento.

2012

Em 07 de dezembro é inaugurada a sede própria do Sinduscon de Balneário Camboriú, uma obra arrojada que demonstra a força de união da categoria e, ao mesmo tempo, celebra os 25 anos de fundação do Sinduscon.