A importância da Segurança do Trabalho

Um tema que assusta muitos empresários são as Normas Regulamentadoras (NR), as normas de segurança do trabalho, elas regulamentam a segurança nas empresas e obras, e muitas vezes o não seguimento dessas normas podem causar uma grande dor de cabeça para o empresário, seja pelas multas, embargos como pelos acidentes do trabalho.

Em todas empresas sempre existe algum tipo de risco que deva ser avaliado e controlado, nas indústrias e na Construção Civil esses riscos são maiores e um simples descuido pode representar uma grande perda.

A Construção Civil mesmo com tantos avanços e tecnologia empregada, normalmente apresenta grandes índices de acidentes, mortes e doenças ocupacionais.

Atualmente existem 37 NR’s, que regulamentam o setor, elas estão passando por um processo de reavaliação e simplificação.

É de suma importância o empresário e os responsáveis pelas empresas e obras seguirem as normas e acompanharem as mudanças que estão acontecendo periodicamente, para poder cumpri-las evitando multas, acidentes e doenças.

Como garantir o cumprimento das normas?

Muitas vezes as empresas acreditam estar fazendo tudo o possível e correto para cumprir as normas, porem mesmo tendo os documentos em dia, na prática é comum encontrarmos nos canteiros de obra situações de risco grave e eminente.

Esses riscos só são realmente minimizados ou eliminados quando além do atendimento as normas através da documentação existem treinamentos e acompanhamentos periódicos.

O acompanhamento de obra é de suma importância pois durante as visitas são verificados alguns pontos essenciais para a segurança, como:

• Instalação correta dos EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva);
  • Distribuição e uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais);
  • Verificação se os colaboradores estão com os Treinamentos e Exames médicos em dia;
  • Documentação de Segurança (Preenchimento e Implantação);
  • Riscos existentes no local;
  • Diálogo De Segurança (DDS) conversa sobre segurança;
  • Orientações ao Mestre de obra e demais funcionários.

Nós da SW Consultoria e Engenharia, temos um programa de acompanhamento de obras que consiste em visitas periódicas, com relatório fotográfico dos pontos em desacordo com a norma e indicando soluções.

Thiago Stock Paschoal

Engenheiro de Segurança do Trabalho